Resenha: A Casa Assombrada - John Boyne

Titulo original: This House is Haunted
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras

Oi, você tem medo de quê?

Sinopse:
Londres, 1867. Eliza Caine tem 21 anos e acaba de perder o pai. Totalmente sozinha e sem dinheiro suficiente para pagar o aluguel na cidade, ela se depara com o anúncio de um tal H. Bennet. Ele busca uma governanta para se dedicar aos cuidados e à educação das crianças de Gaudlin Hall, uma propriedade no condado de Norfolk – sem, no entanto, mencionar quantas são, quantos anos têm ou dar quaisquer outras explicações. Assim, ela larga o emprego de professora numa escola para meninas e ruma para o interior.
Chegando a Gaudlin Hall, Eliza se surpreende ao encontrar apenas Isabella, uma menina que parece inteligente demais para sua idade, e Eustace, seu adorável irmão de oito anos. Os pais das crianças não estão lá. Não se veem criados. Ela logo constata que não há nenhum outro adulto na propriedade, e a identidade de H. Bennet permanece um mistério.
A governanta recém-contratada busca informações com as pessoas do vilarejo, mas
todos a evitam. Nesse meio tempo, fica intrigada com janelas que se fecham sem
explicação, cortinas que se movem sozinhas e ventos desproporcionais soprando pela
propriedade. E então coisas realmente assustadoras começam a acontecer…
O livro começou um pouco arrastado, pela sinopse a gente já sabe da morte do pai dela, da casa e que coisas estranhas acontecem, demora mais de 50 páginas pra realmente começarem e tive que insistir comigo mesma pra não parar no começo, pelas minhas ultimas leituras eu estava acostumada com um ritmo mais rápido e aqui as coisas vão acontecendo mais lentamente.
Isso não foi exatamente um ponto ruim, só tenho a dizer que se por acaso estiver achando o começo chatinho, apenas siga em frente e depois vai se surpreender.

Eliza perdeu sua mãe quando criança e depois da morte do seu pai ela está sozinha, além de perceber que não tem como se manter com o salario de professora, o que traz alguma esperança de melhora é que em Gaudlin Hall ela teria um novo emprego, um salário melhor e um lugar pra ficar, ela não tinha muitas informações sobre como seria, mas parecia bem promissor.

Infelizmente pra Eliza, ela estava bem enganada, assim que chega em Norfolk percebe que tem algo errado, ela tem dificuldades pra descobrir sobre os pais das crianças e sobre outras coisas mais estranhas, quando ela fala que é governanta da Gaudlin Hall as pessoas mudam com ela, só quem pode lhe dar as informações que tanto quer é o advogado da família, mas até ele fica relutante em revelar certas coisas e as crianças falam quase nada sobre os pais.
"Então, se seus pais não estão aqui, quem está? Você pode chamar o adulto da casa?"
Para meu espanto, sem se mover nem um centímetro de onde estava, Isabella abriu a boca e soltou um grito extraordinário e arrepiante. Ou melhor, achei que fosse um grito, até perceber que, na verdade, ela tinha berrado meu nome. Eliza Caine.
"O que foi isso?", perguntei, pousando a mão no peito de susto. Pude sentir meu coração acelerado. Olhei para Eustace, mas ele parecia impassível, apenas me observando, o branco dos olhos quase reluzente sob a luz das velas.
"Peço desculpas", disse Isabella, com um sorriso tênue. "Mas você pediu que eu chamasse o adulto da casa." pág. 64
Pouco a pouco situações estranhas vão acontecendo e pouco a pouco ela vai conseguindo saber mais sobre tudo que ocorreu antes de sua chegada, com esse ritmo de acontecimentos de repente ela se vê numa situação que não tem mais como sair, o começo é "estou imaginando", "deve ter sido um sonho", "será que estou louca?", até o momento em que ela tem certeza do que está acontecendo.

Eu adorei acompanhar todo esse mistério com Eliza e também gostei muito das partes de "assombração", no primeiro dia na casa (na verdade era noite), ela se deita e estica o corpo imaginando que o dia seguinte será melhor, então sente mãos puxando seus tornozelos... Isso é só o começo e espero que deixe vocês com gostinho de "quero mais".

Durante a leitura eu não senti medo, senti depois que eu terminei, fechei o livro e virei pra dormir kkkk o final é de arregalar os olhos, super indico a leitura, conheçam Gaudlin Hall e toda sua história.
Já leram ou querem ler? Gostam desse gênero?

Classificação: ★★★★★

Nenhum comentário:

Postar um comentário